Interaja - Compartilhe


Assista



Essa Luta Muda SP
Instagram

 
Unisantanna e Unisanta campeões do Basquete 3x3 Universitário do Estado de SP



Na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera, no sábado, o trio feminino da Unisantanna foi o vencedor do 1º Campeonato de Basquete 3x3 Universitário do Estado de São Paulo ao bater na final a equipe da Faculdade Zumbi dos Palmares B, pelo placar de 10 a 06. No masculino a Universidade Santa Cecília (Unisanta) venceu a Economia Mackenzie por 10 a 07, levando o título na categoria.

A ilustre presença de autoridades esportivas, como o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, e Celso Jatene, secretário municipal de esportes, lazer e recreação, abrilhantou ainda mais o encerramento do torneio.

Na disputa pelo bronze, a equipe das meninas da Universidade de Marília (Unimar) / Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP) levou a melhor no confronto com a Universidade Zumbi dos Palmares A, vencendo o jogo por 09 a 07. Os garotos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Presidente Prudente ficaram com a terceira colocação ao ganhar de 09 a 08 do time da Universidade de Franca (UNIFRAN).

O cestinha da finalissima masculina foi Fabiano Koiti Costa Fujimori, com 20 pontos, representante da UNESP – Presidente Prudente, e da feminina foi a jogadora, da Faculdade Zumbi dos Palmares A, Simone Souza, que converteu 24 pontos.

O 3x3 universitário teve início em 13 de setembro com um curso de capacitação que reuniu mais de 100 atletas e dirigentes de diversas cidades do estado e se estendeu por nove etapas entre interior e baixada santista. “Conseguimos integrar dezenas de Universidades que sempre estiveram à margem das disputas chanceladas pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), de uma maneira dinâmica e organizada”, avaliou Carlos Bortole, diretor de comunicação da FUPE.

Bortole ainda ressaltou que “a parceria entre a CBB e a FUPE, com o apoio da VIVO e do Ministério do Esporte foi um importante passo dentro do planejamento que a nova gestão da FUPE quer implementar.” A competição teve a participação de mais de 500 atletas, com 150 times inscritos e envolveu 50 instituições de ensino superior. 

O Basquete 3x3 Universitário está inscrito como uma competição oficial contando ponto para o ranking de atletas promovido pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).A intenção da FIBA junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) é que a modalidade seja exibição nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e modalidade olímpica em Tóquio, no ano de 2020. Para Chico Chagas, gerente de eventos da CBB, “sempre que um evento da modalidade é realizado com a homologação da FIBA, mostra o quanto ela está preparada para se tornar olímpica, pois teve uma estrutura de nível exigida.”

O torneio pôde ser acompanhado nas redes sociais, através da fanpage www.facebook.com/3x3universitario teve uma audiência de quase 6 mil fans internautas. Segundo Chagas “o campeonato foi um sucesso, fizemos história, e deixamos um legado que servirá de referência para as realizações de outros campeonatos que virão.”