Interaja - Compartilhe


Assista



Essa Luta Muda SP
Instagram

 
Crianças de Ribeirão e região recepcionam medalhistas olímpicos

Fonte: Joirnal A Cidade



Ex-atletas visitam a cidade para o lançamento do projeto social 'Um Golpe de Solidariedade', do técnico Rogério QuintelaO olhar de respeito e admiração por um ídolo é inconfundível. Estar próximo de alguém no qual nos espelhamos, então, potencializa a sensação. E quando a mistura inclui crianças e esporte, a receita fica ainda mais pura e perfeita. Este foi o resultado do lançamento do projeto “Um Golpe de Solidariedade”, nesta sexta-feira (22), em Ribeirão Preto. Mais de 300 crianças conhecem, “lutam” e ainda conversam com cinco dos maiores expoentes do judô brasileiro.

Os medalhistas olímpicos Douglas Vieira (prata em Los Angeles-84), Aurélio Miguel (ouro em Seul-88 e bronze em Atlanta-96), Rogério Sampaio (ouro em Barcelona-92), Henrique Guimarães (bronze em Atlanta-96) e Carlos Honorato (prata em Sidney-2000) fazem a alegria de jovens aspirantes a judoca.
  “As crianças do projeto estudaram as carreiras desses atletas, fizeram trabalhos sobre as medalhas, as conquistas, os golpes. Então, preparamos uma surpresa para eles ficarem próximos dessa realidade. Ainda conseguimos comprar 300 quimonos e medalhas como uma forma de dizer que todos são campeões”, explicou o professor Rogério Quintela.
  Laís Magri, de 10 anos, por exemplo, estava ansiosa para ver Aurélio Miguel antes do evento. “Acho ele muito legal. Gosto muito dos golpes”, revelou a menina. Já Marcelo Caiado, também de 10 anos, estava empolgado para ter proximidade com Rogério Sampaio. “Ele é campeão e sempre quis vê-lo de perto. Queria conversar com ele sobre a pressão do esporte, de disputar uma olimpíada, de ser um atleta que o mundo vê”.

  Fala, campeão!

  Rogério Sampaio celebrou o carinho das crianças. “Com certeza eles não tinham nascido na época da minha medalha e tampouco quando encerrei, em 1998. Fico alegre e honrado. Isso é uma responsabilidade também. Para que eu sempre leve a minha vida no judô de forma reta e correta”, disse.  Curiosidades do judô  1 - O japonês Jigoro Kano, ex-lutador de jiu-jitsu, criou o judô em 1822.
2 - Em japonês, a palavra "judô" significa "estilo de vida suave".
3 - A palavra tatami originou-se da palavra tatamu, que significa "dobrar".
4 - Os judocas competem com quimonos distintos nas cores azul e branco.
5 - É a primeira arte marcial a ingressar em uma Olimpíada, em Tóquio-1964.
6 - O judô é uma matéria obrigatória na grade curricular escolar no Japão.
7 - O imigrante japonês "Conde de Koma" trouxe o judô para o Brasil.
8 - O Brasil tem 19 medalhas olímpicas: três ouros, três pratas e 13 bronzes.